We understand better that enim ad minim veniam, consectetur adipis cing elit, sed do

Nossa História

A escola nasce de um desejo: oferecer um espaço de aprendizagem e vida cotidiana respeitosas para as crianças pequenas

A Espaço Girassol é uma instituição privada, no município de Canoas, em uma rua tranquila que se pode escutar as sonoridades da infância. A escola foi fundada por Silvana Menta, que também ocupa o papel de diretora pedagógica, e começou a ser projetada em 1999 com o propósito de construir uma escola diferenciada em termos filosóficos e pedagógicos.

Algumas das fontes de inspiração para construção da escola foram a Pedagogia Waldorf e o pensamento de Maria Montessori.

A busca era construir um prédio que não se distanciasse tanto da ideia de uma casa para poder ser o mais amável possível no acolhimento das crianças e suas famílias

Brincar no quintal: raízes da nossa identidade

Brincar com e na natureza, colher fruta no pé, observar os caminhos das formigas no quintal era um dos propósitos da Espaço Girassol, inaugurada em fevereiro de 2002. Desde então, a escola se afirmou nesta concepção natural de infância e de desenvolvimento do indivíduo e até os dias atuais é a proposta principal que diferencia a escola.

O nome, Espaço Girassol, revela a intenção da instituição, desde o princípio, em ser um espaço de relação com a natureza.

Esse valor é traduzido na ampla área externa, composta por hortas, fonte de água, mandala de ervas e temperos, variadas árvores frutíferas, desníveis no solo, flores e animais que visitam o pátio.

Construída e planejada especialmente para a primeira infância

A Espaço Girassol, foi precursora na cidade, estabelecendo um marco divisor, por ser a primeira escola de Educação Infantil construída e planejada especialmente para atender a primeira infância, tornando concreto o conceito de que o atendimento à criança deve ser pensado e organizado de modo específico e baseado em pressupostos teóricos.

O espaço físico da escola por si só fala da importância que a Educação Infantil
merece e que, na época de sua inauguração, não era comum na cidade. A organização dos espaços na escola e a forma como estruturou aspectos de seu funcionamento, como o livre acesso dos pais, a disposição das salas convergentes para uma área central, o não uso de uniformes, a forma personalizada de acolher as famílias no processo de adaptação e olhar a criança, a não adoção de materiais pedagógicos massificados, como apostilas e outros, identifica nossa proposta.

Além, disso, o número reduzido de crianças por grupamento, a proposta
alimentar e o contato com a natureza cotidianamente, entre outros tantos que
fizeram da Espaço Girassol uma escola diferenciada, concretizam concepções
fundantes da pedagogia que a escola acredita.

Transformar para acolher

Em 2013, a Espaço Girassol iniciou no OBECI, desde então a escola participa do Observatório. O OBECI veio complementar o trabalho já existente e alavancou mudanças significativas, trazendo questionamentos e iniciando um ciclo de transformações na escola. Passa-se, então, a observar com olhar crítico para toda a organização pedagógica e a gestão a fim de garantir protagonismo infantil
e o respeito à infância, abandonando algumas práticas automatizadas.

Também por provocação do OBECI, durante uma Investigação Gráfica sobre o girassol em 2017, mudamos nossa logo marca. Paulo Fochi fez os detalhamentos.

Mudanças começam a ocorrer a partir do exercício de pensar sob a perspectiva da criança, e reconfiguram-se, na escola, o questionamento sobre as datas comemorativas, a organização dos espaços e do tempo, a estruturação de um espaço para o exercício da cidadania e da prática política, a reorganização dos momentos de alimentação, a forma de comunicar o processo de aprendizagem das crianças, o planejamento da jornada de trabalho, o acolhimento das famílias e, mais recentemente, de forma específica, a prática com o Brincar Heurístico, os Ciclos de Simbolização e o Pensamento Projetual.

 

Site OBECI: https://www.obeci.org/

As propostas oferecidas para cada faixa etária também foram repensadas, levando em consideração as necessidades e interesses das crianças. Os espaços das salas referência dão a dimensão da proposta que é oferecida, possibilitando o exercício da auto atividade.

As investigações com os Ciclos de Simbolização ocupam o lugar dos antigos projetos inflexíveis e descontextualizados, possibilitando uma aprendizagem mais participativa e real para as crianças, assim como o Brincar Heurístico que, a cada sessão, possibilita descobertas tanto para as crianças, quanto para as educadoras, ao desconstruir uma prática centralizada no adulto, potencializando a observação, a escuta e a reflexão.

Ao pensar em momentos que respeitem as crianças, a sua cultura e a sua família, a escola foi estabelecendo outras formas de ser escola e relacionar-se com toda a comunidade.